Projeto 2013-2014

Este projeto é anual e com atividades concretizáveis e analisáveis ao longo deste ano letivo (2013-2014). Incidirá sobre o Centro Escolar Centro, frequentado por 260 alunos do Ensino Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
As interações que se desenvolvem numa escola com estes níveis de ensino, pela tenra idade dos alunos, requerem uma maior supervisão e uma atitude preventiva. “Ser agressivo em idades muito baixas pode indiciar futuras crianças agressoras” (Pellegrini, 1995, citado em Pereira, 1997).
Sendo a missão explícita do Projeto Educativo “Contribuir para a formação integral dos alunos”, o projeto permitirá introduzir alterações consoante as necessidades, visando uma melhoria na qualidade da educação.

Presente em mais um projeto do Agrupamento estará como parceira a Biblioteca Escolar, pois esta assume-se como uma biblioteca presente, interveniente, pro-activa, enfim, uma unidade viva enriquecedora do potencial educativo de qualquer estabelecimento de ensino.

Assim, o projeto abrange toda a comunidade educativa, constituído por várias etapas:

Identificação, reflexão e interiorização das necessidades
Apresentação do projeto à equipa dinamizadora e parceiros
Implementação/dinamização de estratégias com vista à resolução das necessidades identificadas e prevenção da indisciplina
Avaliação do projeto

Objetivos Gerais:


Promover a segurança
Identificar focos e situações perigosas
Promover mudanças de atitudes e valores
Promoção da saúde e de atividades de prevenção
Ensinar as crianças a brincar
Promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet junto dos alunos do ensino   básico

Objetivos específicos:


Identificar atitudes e comportamentos incorretos na escola: ruído, gritar, correr, empurrar, agredir …
Deslocar-se corretamente no espaço escolar
Comunicar dentro dos limites suportáveis para o ouvido humano
Promover atitudes de cidadania e respeito pelos outros: pedir desculpa, dizer obrigada, por favor, não empurrar, não bater
Colocar sinalética de atitudes e comportamentos corretos
Promover clima psicossocial favorável ao sucesso educativo
Prevenir acidentes físicos;
Promover uma utilização segura da Internet
Articular com a família
Envolver os parceiros




Os problemas diagnosticados que confluíram para a elaboração deste projeto:
Observação dos comportamentos dos alunos nos intervalos com excessivo ruído, gritos, agressividade… especialmente nos dias de chuva, potenciadores de pequenos acidentes;
Preocupação com o uso do recreio que os alunos fazem nos intervalos, gerador de pequenos conflitos;
Espaços cobertos exíguos;
Inexistência de materiais didáticos e lúdicos;
Poucos recursos humanos;
Falta de conhecimento dos alunos para os riscos associados à má utilização da Internet.


Este diagnóstico resultou do diálogo entre pares, dos docentes com as assistentes operacionais e alunos. Algumas manifestações orais dos Encarregados de Educação, tais como “não sei como vocês aguentam”,isto não é fácil”,é pena não terem mais espaços cobertos”, entre outros, também contribuíram para este diagnóstico. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem transformado profundamente a maneira como os alunos vivem – como aprendem, ocupam os tempos livres e interagem, tanto nas relações pessoais como com a sociedade. Esta foi outra das preocupações sentida pelos docentes e a professora bibliotecária que contribuiu para este diagnóstico, nomeadamente, no acesso ao conhecimento, é necessário assegurar, como para qualquer outro meio de interação, mecanismos e estratégias apropriados para minimização de eventuais abusos ou ilegalidades que ocorram com a utilização destas tecnologias.

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